domingo, 27 de julho de 2014

Dicas & Sugestões - Cada cerveja no seu copo



O La Spolleta preparou um seleção dos principais copos utilizados para degustar essa bebida que é tão antiga quanto importante e além de tudo deliciosa...A Cerveja. Os aromas são uma das principais características da cerveja e devem ser levados em consideração na hora de selecionar um copo. 

Objetivo é apresentar os copos mais adequados para liberar todo o bouquet e aroma de cada estilo de cerveja, permitindo que você possa escolher a melhor opção na hora de degustar uma cerveja.

LAGER


São os copos de chope mais comuns encontrados em todos dos bares e botecos brasileiros. Apesar das diferenças, são muito confundidos com os tulipas que possuem a boca mais aberta e o pé mais fino e longo. 

Tipos de Cervejas: Pilsens, American Lagers, Dunkel, Schwwarzbiers e Vienna Lager.

WEIZEN


Copos de vidro fino e longo que acomodam até 500ml permitindo que garrafas inteiras de cervejas de trigo sejam despejadas nele, incluindo a espuma e as leveduras do fundo do recipiente.
Tipos de Cervejas: Weizenbier e Weizenbock.

CILINDRO


Copos que permitem que os sabores do lúpulo e do malte sejam atenuados. Permitem uma boa formação de espuma, porém não ajudam muito no desenvolvimento do aroma. São utilizados para cervejas mais delicadas, porém, podem ser recomendadas em outros estilos, com por exemplo algumas fruit-beers. Podem aparecer com outros nomes, como Stange, Stick ou Collins.
Tipos de Cervejas: Kölsch e Altbier.

TULIPA


Muito comuns na Bélgica são ideal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales belgas. O desenho é elegante, permitindo observar a evolução da espuma. Muito confundido com o que chamamos de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner.
Tipos de Cervejas: Belgian Ales, Tripels, Lambics, Flandres Oud Bruin e Oude Red Ales, Saisons, Bière de Garde, American IPAs e Bocks.


CANECA


Muito usada para servir chope ou cervejas, podem ter vários tamanhos e formatos. Feitas com vidro mais grosso, cerâmica ou metal, são mais robustos e algumas possuem um apoio para o polegar na alça.

Tipos de Cervejas: Helles, Export, Maibock, Oktoberfest e Rauchbier.

PINT


Também chamado de Becker, é muito utilizado nos pubs ingleses e irlandeses. Com um desenho simples e barato,  comporta grandes quantidades de cerveja. Alguns apresentam o anel mais saliente no topo, chamado anel dos Nonick Pints, foi encorporados por volta de 1960 para facilitar o empilhamento de copos, evitando que eles ficassem presos e quebrassem.

Tipos de Cervejas: Bitter Ales, Pale Ales, Porters e Stouts.

SNIFTER


Muito usado para conhaque são indicados mais cervejas fortes, pois são ótimos para capturar os aromas, permitindo agitar a cerveja em movimentos circulares. Também ajudam na manutenção de espuma, permitindo grandes goles sem que muito dela acabe entrando em contato com o rosto de quem bebe.

Tipos de Cervejas: Barley Wines, Strong Ales, Doppelbocks e Imperial Stouts.

GOBLET


Desenhados para manter íntegro o creme, bem como proporcionar maior percepção do aroma. Copos bem trabalhados, geralmente com alto relevo, que possuem bocas largas e pé alongado às vezes ostentando dourado na borda. Váriações de formato são encontradas com os nomes de Bolleke (copos da Leffe e Westmalle) e Trapist (copo da LaTrappe), mas na Bélgica é chamado de Goblet, e lembra a flor com o mesmo nome.

Tipos de Cervejas: Ales Trappistas e Belgian Strong Dark Ales.

FLUTE


Em forma de flauta, são mais usados para beber espumantes e champagnes, mas são ideais para cervejas, pois permitem observar bem a cor e o corpo da bebida. Por serem bastante esguios, dificultam a dissipação do creme.

Tipos de Cervejas: Biére Brut, Faro, Lambic, Gueuze e champegnoises.

TUMBLER


Copos robustos de boca larga, servem cervejas que não possuem muito creme, como uma witbier, com o a Hoegaarden. Como estas cervejas não formam muito creme, o copo não precisa ter a boca fechada

Tipos de Cervejas: Witbier.

Fica a dica.
La Spoletta e Spoletta - Portal Gourmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário